Tatuagens Mexicanas
Ainda no espírito da Copa do mundo, hoje falaremos sobre as tatuagens mexicanas, mesmo com o México eliminado pelo Brasil, escolhemos o país, pois existe um movimento e uma cultura forte da tattoo por lá.
Tatuagens Chicanas
Para começarmos a entender um pouco mais das tattoos mexicanas, temos que nos aprofundar um pouco na história dela, muito se fala hoje em dia das tatuagens chicanas, que tem como origem do nome devido aos mexicanos ou descendentes que vivem nos EUA. Esse forte movimento surgiu nos anos 60, com o intuito de proteger ou ajudar os mexicanos e sus descendentes contra o preconceito e a desigualdade que enfrentavam nos EUA. Nesta época, surgiu a “La Máfia Mexicana”, originária dos mexicanos que viviam no norte dos EUA, ai foi onde a cultura se consolidou como um movimento gangster.
Assim nascia as Tatuagens Chicanas, um estilo que se baseia em desenhos que retratam a vida das pessoas que viviam ou ainda vivem nesse meio, um estilo meio gangster ou simplesmente ilegal. Com fortes tendências ao realismo, mas com características e vertentes únicas. Família e espiritualidade são os temas mais utilizados na tatuagem chicana, assim é fácil encontrar nestas tattoos muitas cruzes, rosários e imagens ligadas ao catolicismo. Com características iniciais de tatuagens em preto e cinza "black & gray", destacando as sombras por trás do desenho. Outra característica são as fontes utilizadas nesta tattoo, onde possui fortes influências das pichações das ruas
Porém nem tudo são flores, infelizmente as pessoas por não conhecerem a cultura adequadamente acabam misturando as bolas e desconfigurando figuras sagradas da cultura mexicana. Portanto antes de fazer uma nova tattoo chicana ou simplesmente mexicana, leia, estude e procure um profissional com qualificações para tal trabalho. E você tatuador, não se deixe vender matando a cultura de um país.
Tatuagens Santa Muerte
A Santa Muerta, que algumas vezes acaba sendo confundida com a Virgem de Guadalupe, é retratada com o rosto de uma caveira, cabelos longos, em uma mão ela segura a foice e na outra segura o mundo. Na cultura mexicana é a Santa que protege aqueles que vivem a vida no limite, sempre rondando a morte.
Tatuagens Nossa Senhora de Guadalupe
Aproveitando a citação acima, a Nossa Senhora de Guadalupe ou Virgem de Guadalupe, é a padroeira do México, o povo mexicano a idolatra e acredita piamente em sua força, por isso é muito comum o povo mexicano ter sempre uma imagem da Nossa Senhora de Guadalupe.
Tatuagens de Palhaço
Infelizmente no Brasil devido a associações absurdas o palhaço se tornou um símbolo de assassinos que matam policiais, mas para os Chicanos o Palhaço representa o malandro, o famoso 171 no bom sentido.
Tatuagens de Catrina
A Catrina de Los Toletes como é mais conhecida, é representada pelo esqueleto de uma dama da alta sociedade mexicana e tem como principal mensagem de que diante da morte não existem diferenças sociais. Não tem uma associação direta ao ao estilo chicano, mas que tem forte representação na cultura Mexicana.
Tatuagens da Caveira de Açúcar
Este é um estilo de caveira que ganhou grande popularidade por aqui nos últimos anos, a famosa caveira mexicana, tem padrões de um rosto misto de carne e ossos e são feitas com muitas cores. Nas tradições mexicanas as caveiras de açúcar são feitas pelas famílias durante o “Dia de todos os mortos”, elas recebem o nome do ente falecido e são entregues aos familiares como uma forma de lembrar do mesmo durante essa comemoração. Assim como a Catrina, a Caveira de Açúcar não está atrelado diretamente ao estilo chicano, mas é extremamente representada pela cultura Mexicana.
Tatuagens Chore Agora e Ria Depois
Representada por máscaras de comédia e drama, as famosas máscaras de teatro, passa a mensagem de que o gangster sabe da vida que leva e dos perigos das mesmas, então o que ele tem que fazer é aproveitar enquanto pode, pois depois o seu destino já está traçado e certamente virá com a prisão, cicatrizes e até morte. Então tem que aproveitar o tempo que lhe resta, vivendo a vida louca.