Tatuagens de Fusca
O Ícone dos carros, o incrível fusca teve seu último carro fabricado em 30 de julho de 2003, na fábrica da Volkswagen, em Puebla, no México, com o incrível número de 2.529.464 fuscas produzidos desde a Segunda Guerra Mundial.
Nos anos 30 o líder Nazista Adolf Hitler queria um carro de passageiros pequeno e acessível, que satisfaria as necessidades de transporte do povo alemão, então o famoso engenheiro automobilístico austríaco Dr. Ferdidand Porsche foi contratado para atender ao pedido de Hitler. O resultado inicial chamado de KdF (Kraft-durch-Freude) -Wagen (ou “Carro-da-força-através-da-diversão”, em uma tradução aproximada). Posteriormente, ele seria conhecido pelo nome que a Porsche preferia: Volkswagen, ou “carro do povo”.
Em 1939 na Berlin Motor Show, foi exibido o primeiro KdF-Wagen, que logo foi apelidado pela imprensa internacional de “Beetle” (“Besouro”, na tradução) por seu formato arredondado característico. Assim ele é chamado até hoje pelo povo inglês, não confundir com New Beetle.
Curiosidades sobre o Fusca:
- A produção do fusca foi interrompida durante a segunda guerra mundial, devido a ameaças de bombardeiros dos aliados em 1944, só retornando após o término da guerra, sendo controlado a partir dai pelos britânicos.
- Em 1960, era o carro mais importado na América, graças a uma campanha publicitária simbólica feita pela empresa Doyle Dane Bernbach.
- Em 1972, bateu o recorde de produção mundial com mais de 15 milhões de veículos, superando o lendário Model T da Ford entre 1908 e 1927, se tornando um ícone da cultura mundial.
- Em 1969, ganhou destaque mundial com o filme “Se o Meu ‘Fusca’ Falasse” (Quem não se lembra do famoso Herbie).
- Em 1970, apareceu na capa do disco “Abbey Road” dos Beatles.
- Em 1977, foi banido dos EUA devido ao seu motor traseiro refrigerado, não atender as normas de seguranças.
- Em 1988, só era vendido no México.
- Em 2003 por causa de uma competição cada vez maior de outros fabricantes de carros compactos e baratos, e uma decisão mexicana de eliminar progressivamente os táxis de duas portas, a Volkswagen decidiu interromper a produção do Fusca.
- Foram fabricados 21.529.464 unidades do Fusca, isso não inclui os 600 carros originais construídos pelos nazistas antes da Segunda Guerra Mundial.