Tatuagem Mandala: Formas, Significados e Tatuagens

Tatuagem Mandala: Formas, Significados e Tatuagens
Por: Milene Campos Significados da Tatuagem

Tatuagem de Mandala e suas formas

A tatuagem de mandala está na moda atualmente, tanto para homens como para mulheres em idades variadas. A imagem, que pode ter inúmeras variações em formas e tamanhos, é um símbolo budista carregado de significados e mensagens. Chama atenção pela quantidade de detalhes em seus desenhos e a suavidade dos traços apesar da complexidade da arte. O tamanho da tatuagem também pode variar de acordo com o gosto ou desejo de quem for realizar a tatuagem.

A palavra mandala significa círculo, representa o universo e a busca pela paz interior. As suas linhas entrelaçadas auxiliam a meditação e, sendo assim, trazem a orientação do pensamento.

Formas da tatuagem de mandala 

A tatuagem de mandala é constituída por cinco partes importantes. Cada uma delas tem seu próprio significado na composição. Confira as principais formas utilizadas:
O círculo no meio da mandala representa o cosmo, onde encontram-se os deuses Hevjara e Nairatma que representam a iluminação e a eternidade, ou seja, não poder ser alcançado ou dominado pelo tempo. Ao redor estão as darkinis, figuras femininas que representam os oito pontos cardeais. Ao redor do círculo existe um quadrado com quatro aberturas, que representam gentileza, compaixão, simpatia e serenidade. Por fora deste quadro, encontra-se os círculos que representam os demais aspectos cósmicos como energia e atmosfera. As figuras por fora dos círculos representam a proteção. 

Além destes elementos básicos, normalmente outros variáveis são utilizados para compor a tatuagem, que pode englobar os significados desejados por cada um. Alguns dos mais conhecidos são a flor de lótus, infinito, cruz, pentagrama, espirais e outros. 

  • Coração: quando está no meio da imagem, significa interação e equilíbrio entre amor e felicidade. Quando está distribuído nas partes fora do centro, simboliza a iluminação espiritual. 
  • Cruz: o significado oriental cristão de escada que leva a Deus é potencializado na construção da mandala. Pode significar ainda a união de opostos, como masculino e feminino. 
  • Espirais: significam evolução, superação e desenvolvimento. 
  • Flores: significam beleza e vitórias. Normalmente é utilizada a flor de lótus, que traz consigo o significado de virtude, pureza, a vitória de nascer do improvável. 
  • Labirinto: As mandalas que são formadas por um labirinto, representam a consciência superior, o acesso ao divino, a um plano espiritual superior, além de significar a vitória em sida das dificuldades e desafios. 
  • Ouro boros: são imagens de dragões ou serpentes mordendo ou engolindo o próprio rabo, que significam a imortalidade, a continuidade da vida, a vitória sobre o tempo e o espaço. 
  • Hexagrama: As mandalas com hexagramas simbolizam a realização espiritual e a busca da paz permanente com o universo.

Significado das cores da mandala

As cores são um detalhe importante na tatuagem de mandala. Não necessariamente são utilizadas na arte, mas quando usadas é necessário que se tenha cuidado com o significado de cada cor associada a mandala. As principais cores usadas na tatuagem de mandala são o branco, o azul e o vermelho. 

  • O branco simboliza a pureza.
  • O azul simboliza a sabedoria.
  • O vermelho simboliza a compaixão.


Próximos eventos

Ver mais eventos