Tatuagem de Paraquedas: Significados e Modelos
Em 22 de Outubro de 1797, ocorria o primeiro salto de paraquedas bem sucedido da história. A façanha ocorreu em Paris e o responsável, ou melhor, o louco, foi o engenheiro francês André-Jacques Garnerin, que saltou com seu equipamento, feito de seda, de uma altitude de 1000 metros, sobre o parque de Monceau, onde havia uma multidão para assistir ao seu feito.
Os primeiros desenhos de paraquedas remetiam aos tempos medievais e à esboços de nada mais nada menos que o célebre gênio italiano da Renascença, Leonardo da Vinci (1452-1519). Em 1483, ele idealizou um “protetor para quedas”, seu projeto era feito de pano e com o formato de uma pirâmide, que serviu para estudar os princípios da aerodinâmica: ao aumentar a resistência ao ar, o objeto diminui a velocidade de queda de um corpo na atmosfera.
Já os paraquedas como conhecemos hoje em dia, foi inventado no final do século XVIII, por Louis-Sebastian Lenormand (1757-1839), que, em 1783, saltou de uma árvore com dois guarda-sóis, um em cada mão.
Porém quem teve realmente a coragem de dar o primeiro salto, foi o também francês André-Jacques Garnerin (1796-1823), que, com sua lona de 7 metros de diâmetro, que mais parecia um enorme guarda-chuva, amarrou essa estrutura num balão e saltou de uma altura de 1 000 metros no Parque Monceau, em Paris.
A ideia inicial dos paraquedas era de salvar as pessoas presas em prédios, porém o uso do paraquedas se popularizou mesmo quando passou a ser utilizado pelos militares, principalmente na Segunda Guerra Mundial. Foram os alemães que tiraram o máximo proveito da invenção, usando-a para aterrissar tropas especiais, facilitar o suprimento de alimentos em locais inacessíveis e infiltrar agentes em território inimigo.
Significados de Tatuagens de Paraquedas
Porém nós não teríamos as inúmeras invenções e inovações que temos hoje em dia, sem esses incríveis homens aventureiros e loucos o suficiente para assumir esses riscos no passado. Sua ousadia e descoberta nos deram algumas das maiores inovações da história, e ainda respondemos ao chamado para a aventura de hoje. Logo as tatuagens de Paraquedas remetem a pessoas com espírito ousado e aventureiro, assim como esses homens de antigamente.
Por ter sido muito utilizado em guerras, os militares possuem grande preferência por essas tatuagens, assim como as pessoas com espírito aventureiro, simbolizando uma vida repleta de ação e descoberta.
Também pode ter um significado como salvação, que seria a ideia inicial da criação, salvar as pessoas presas em prédios.