Tatuagem de Gueixa: História, Significado e Muita Tatuagem
Tatuagem de Gueixa
É bastante comum a escolha de tatuagens de gueixa, principalmente por mulheres. Essa opção acontece principalmente pela representação de força e delicadeza juntas. A gueixa é uma figura ligada à cultura, às artes, apesar de muitas vezes ser associada com servidão. Além de tatuagens, sua representação é bastante comum em filmes, músicas e animes.
Quem são as gueixas?
A palavra Gueixa é um termo japonês que significa “aquela que vive da arte”, ou artista. São mulheres da tradição japonesa, criadas para servir ao entretenimento de clientes ou convidados de banquetes, casas de chá ou outros eventos, tanto públicos como privados. São extremamente cuidadosas e reconhecidas pela forma como se vestem, maquiam e arrumam os cabelos.
A formação de uma gueixa inicia muito jovem e ela recebe o nome de maiko, ou seja, aprendiz. Recebem aulas de canto, música, dança, postura, etiqueta, aprendem afazeres domésticos e artes tradicionais do Japão. Todas essas atividades possuem locais próprios para tais, chamados de deokiya.
As características de uma gueixa, como os lábios vermelhos em formato de coração, a pele branca e seus cabelos cuidadosamente presos, além de sua postura recatada e sedutora, trazem um ar de mistério, delicadeza e dedicação, que encanta muitas pessoas ao redor do mundo. Por esses motivos existem muitos que escolhem a tatuagem de gueixa.
Significados da tatuagem de gueixa
Além dos significados principais, como delicadeza, força, inteligência e dedicação, cada tipo de tatuagem de gueixa traz algo em especial. Uma gueixa de corpo inteiro, por exemplo, representa a beleza e arte feminina, trata do sublime. As que trazem um leque aberto em frente ao rosto instigam o mistério, o que remete a nobreza. Já as tatuagens de gueixa com flor de cerejeira, que representam a paisagem natural japonesa, associadas à vestimentas na cor vermelha, reforçam a fertilidade.
As gueixas mais jovens se vestem com cores mais intensas, que representam sonhos e desejos. Tatuagens com essa forma expõem esperança, sonhos e desejos mais profundos. Tatuagens de gueixa realizando atividades como tocar algum instrumento, cantar ou dançar, representam nitidamente o desenvolvimento das artes para as quais são treinadas, o que significa habilidade, devoção e talento, além da hospitalidade japonesa.
Existe ainda a representação do rosto da gueixa em forma de caveira, como símbolo de segredo e mortalidade. Como a gueixa é inacessível ao cliente na sua intimidade, o rosto branco e lábios vermelhos escondem a sua humanidade, com sua beleza exuberante. Os ossos à mostra trazem a tona aquilo que é escondido. Já as tatuagens de gueixa com os ombros expostos são símbolo da sensualidade e fantasia, trazem a volúpia. Sua atividade pode ser confundida com as de uma prostituta, mas vale ressaltar que são distintas. A provocação dos ombros a mostra remete, ainda, à sensualidade.
Para saber mais sobre as gueixas
Por ter sua figura extremamente ligada às artes, a gueixa tem sido inspiração para várias produções artísticas, como óperas, filmes, livros e músicas. Confira algumas dicas dessas artes:
- Ópera Madame Butterfly, de Puccini
- Livro Memórias de Uma Gueixa, de Arthur Golden
- Filme Memórias de Uma Gueixa, dirigido por Rob Marshall (inspirado no livro)
- Música Você é Linda, de Caetano Veloso, inspirada na singularidade da Gueixa
- Anime Jigoku Shoujo, ou Princesa do Inferno