Tattoo de Buda: História e Significado sobre Tatuagens Buda
As tatuagens de Buda (e seus diversos símbolos relacionados) possuem muitos significados. Isso porque possuem muita história por trás delas.
Hoje contaremos um pouco mais sobre elas. Suas origens e o que significam. Além, é claro de vários exemplos, para você se inspirar na hora de fazer a sua.
Origem da Tatuagem Buda
A representação mais comum das tatuagens de Buda é o rosto do Buda Sakyamuni (também escrito de outras formas, em traduções do sânscrito). Isso porque Buda é um título, dado a um ser humano que atingiu o grau máximo de iluminação (o Nirvana) e não, necessariamente, uma pessoa. Sakyamuni foi o primeiro a atingir esse grau.
Ao contrário de algumas outras religiões, a representação do rosto de Buda é tida como um sinal de respeito para com os ensinamentos do mesmo. E, também, de orgulho, visto que a religião sofreu diversas perseguições, tendo que ocultar ou modificar suas representações. Alguns desses símbolos também são representados em tatuagens.
Sendo um ícone não só religioso e espiritual mas, também, cultural, a tatuagem de Buda é adotada, inclusive por aqueles que não são adeptos ao budismo. Isso, porque, muitas pessoas se voltam para algum apego espiritual, em busca de algum alívio para a rotina materialista em que estão inseridos.
Assim como as representações tradicionais de Buda (e do próprio budismo) variam, os estilos da tatuagem podem variam. Algumas representam o rosto de Buda como o de suas estátuas de ouro ou pedra. Outras já representam Sakyamuni com feições humanas e, até mesmo, marcadas pelos anos de peregrinação e martírio do corpo.
Outros preferem representações mais alegres, mostrando um Buda em harmonia com o próprio universo e, por isso, satisfeito e alegre. Essa alegria é representada em seus traços e em suas cores vivas e marcantes.
Os locais preferidos para essas tatuagens são em partes largas do corpo, visto que elas são tatuagens grandes, por conterem vários detalhes, como é comum em artes derivadas da cultura indiana. Por serem realizadas em áreas que, geralmente, apresentam muitos músculos e/ou gordura, a dor do procedimento tende a ser menor, se comparada a locais do corpo com menos massa muscular
Significado da Tattoo de Buda
Tatuar o rosto de Buda ou algum de seus símbolos remete a uma ligação aos ensinamentos que este pregava. A ideia de que o ser humano é um com o Universo e que o próprio Universo está contido dentro do próprio ser humano permeia toda a religião budista. Também está associada à ideia do ser humano como um agente criador e que, portanto, deve respeitar todos os que o cercam. O eterno embate, não-violento, entre Buda e Maya (ou Mara), a ilusão, também é evocado nessas tatuagens, indicando que o ser humano deve focar no que, de fato, é importante.
A expressão serena de Buda também busca passar essa mensagem de paz e satisfação, através do conhecimento de si e do universo.Por muito tempo, os adeptos do budismo foram perseguidos por outras religiões. Isso os levou a adotarem outros símbolos para representar Buda. Um deles é a flor de lótus. Muitas vezes Buda é representado com a face, ou o corpo todo, em meio a uma flor de lótus.
A flor de lótus representa, pelo contraste da mesma com seu habitat, a vida e a superação. O lótus nasce do lodo e da podridão do pântano. Entretanto, ela se eleva, acima disso, e toma uma forma delicada, como a de uma nuvem. Assim deve ser, para o budismo, o ser humano, que supera a própria condição, tornando-se algo maior.
Outro símbolo muito usado para representar Buda é o guarda-sol. Este indica proteção, sob o poder espiritual de Buda e dos demais iluminados. As pegadas de Buda, que representariam as impressões deixadas por Sakyamuni, em seus 6 anos de peregrinação, representam os passos que seus seguidores devem imitar para atingirem a iluminação.
As sílabas, em sânscrito, ohm e khan, também são muito usadas, especialmente, a primeira. Elas representam, respectivamente, a primeira e última sílabas a serem pronunciadas no Universo.