Maktub tatuagem
A tatuagem maktub deriva de um conceito da filosofia, cultura e religião árabe e, por consequência, islâmica, que ganhou muitos adeptos nas últimas décadas. Logicamente, após sua popularização, esta adotou novos significados para as pessoas que às têm tatuadas no corpo.
Hoje aprenderemos um pouco mais sobre as tatuagens maktub, desde a origem do termo e o que ele significa até os dias de hoje. Também vamos mostrar diversas formas de aplicá-la às nossas peles.
Maktub: História
A palavra maktub é de origem árabe, muito anterior à religião islâmica. Entretanto, é utilizada por esta, por conta de sua influência nas diversas escolas da religião.
Maktub vem da palavra árabe kitab, que significa livro ou escrever. Entretanto, esse é um verbo conjugado no particípio passado, indicando algo que já aconteceu. Logo, maktub pode ser traduzido como já estava escrito ou, ainda, como tinha que acontecer. Por sua origem ser muito antiga, esse conceito filosófico não possui autor definido.
Aqui no Brasil, temos um livro com esse nome, que foi responsável por trazer o conceito até nós. A obra, de 1935, de Malba Tahan (cujo nome verdadeiro é Júlio Cesar de Melo e Souza) trás diversos contos do Oriente Médio Próximo.
A palavra maktub popularizou-se, recentemente, no ocidente graças a um livro de Paulo Coelho de mesmo nome. Nesta obra são referenciados outros autores, através de textos e parábolas do mago.
Aqui, Coelho apresenta diversos conceitos filosóficos, amarrados de forma coerente e cativante. No livro, a mensagem principal é a de que tudo o que acontece, aconteceria por uma razão, que já estava escrita.
Outra razão para a popularidade da tatuagem maktub é toda a mística em que está envolta a cultura oriental. Isso a coloca no mesmo patamar que tatuagens feitas em japonês, chinês ou sânscrito.
Assim, podemos encontrar maktub retratado de diversas formas. Pode ser escrita com a tipografia romanizada, como usamos no Ocidente, escrita em árabe (geralmente, moderno) ou, ainda, com o alfabeto latino, porém a lembrar a caligrafia árabe. Formas geométrica, muito utilizadas na cultura islâmica (que não representa faces humanas) também são encontradas.
Essas tatuagens, por serem, geralmente, pequenas, podem ser feitas em qualquer lugar do corpo. É mais comum, entretanto, serem encontradas em áreas descobertas, como braços e antebraços. Algumas pessoas também optam por tatuar nos ombros e tornozelos.
Significado de maktub
Como vimos, maktub é um conceito filosófico que pode ser entendido como destino. Por isso mesmo foi adotado pela religião islâmica, por conta se deu caráter determinista, no qual Alá seria o responsável pelo destino dos homens, apesar de ter-lhes imbuído do livre arbítrio.
Para aqueles (muçulmanos ou não) que seguem o conceito, maktub representa a crença de que existe, para cada um de nós, alguma coisa, muito boa, preparada. Isso lhes proporciona força para enfrentar os obstáculos vindouros e dá significado aos já superados.O conceito de maktub também é usado como forma de diminuir os sofrimentos do mundo, isto que explica que nossas angústias já estavam planejadas por uma força maior e que, por isso, teriam não só sentido, como, também um fim.
Uma curiosidade que vale a pena ser destacada é a questão da tatuagem na cultura islâmica, de onde o conceito chegou até nós. Ela pode ou não ser aceita, dependendo da linha de pensamento.
Para sunitas, ela é reprovável, pois, segundo seus adeptos, Maomé teria amaldiçoado aqueles que modificam seu corpo sem razões médicas. Xiitas, por outro lado, as aceitam e destacam que o profeta teria se julgado indigno de amaldiçoar outro ser humano por ser, ele também, um ser humano.