Goiás Tattoo Festival ressalta trabalho de mulheres e aumenta visibilidade

Goiás Tattoo Festival ressalta trabalho de mulheres e aumenta visibilidade
Por: Luiz Carlos Especial

Festival de tatuagem abre espaço para que tatuadoras possam mostrar seu trabalho

No mês de abril, Goiás recebe um festival de tatuagem que chama atenção por focar no trabalho feito por mulheres. A convenção ocorrerá durante três dias, e a ideia é que cerca de metade do staff e do júri seja feminino.

Apesar de reunir tatuadores renomados do Brasil e do mundo, o Goiás Tattoo Festival decidiu fazer algo diferente e que possa, de alguma forma, ajudar as mulheres. Tanto as que trabalham com tatuagens quanto aquelas que se encantam por esta arte.

Feito por e para mulheres

Além das tatuadoras terem a oportunidade de expor seus trabalhos, o intuito do evento também envolve uma ação social importante: a pigmentação da aréola mamária para mulheres que tiveram que remover um ou ambos os seios após o câncer de mama.

A ação será totalmente gratuita e, até o momento, já estão confirmadas duas tatuadoras — Janaína Mocó e Welide San. Ambas já trabalham com esse serviço e o divulgam em suas redes sociais, deixando claro que não se trata de nudismo, mas sim de reconstrução de aréolas, com o objetivo de elevar a autoestima de mulheres vítimas do câncer.

Vencer a doença já é um motivo para comemorar, porém, após a retirada do seio, algumas mulheres se sentem tristes e com baixa autoestima. Em alguns casos, passam até a ter vergonha de seu corpo. Assim, essa ação pretende focar nesse público, que fará a reconstituição mamária sem precisar pagar nada.

Uma segunda ação, também voltada a ajudar mulheres, abrange o público que pretende ir ao evento. A ideia é que cada pessoa traga um alimento não-perecível como doação, já que a entrada no festival será gratuita. Os alimentos arrecadados serão doados ao Centro de Valorização da Mulher (Cevam).

Mais de cem expositores

O evento promete ser grandioso, a ponto de já ser considerado uma das maiores convenções de tatuagens a serem realizadas no Brasil. A ideia de focar no público feminino surgiu a partir do Dia da Mulher, comemorado no mês de março.

Dentre os expositores, estimados em 130, até o momento, estão não apenas tatuadores, mas também lojas e vendedores de artigos ligados ao tema.

O público que for ao evento vai encontrar roupas e acessórios, enquanto os profissionais de tatuagem podem aproveitar para adquirir suprimentos, como tintas, luvas e agulhas, e conhecer novas marcas.

Programação variada

Para entreter visitantes e participantes do Goiás Tattoo Festival, a programação do evento é variada. Além dos expositores, haverá espaço para as crianças, DJs comandando o som e garantindo a animação, jogos e até feirinha.

Os organizadores preveem também workshops e palestras, que serão realizados pelos tatuadores que irão participar do evento. O festival reúne arte, cultura e música em um único lugar, por isso tem chamado tanto a atenção, mesmo um mês antes de sua realização.

Se a intenção for ficar o dia todo no local, não há com o que se preocupar, pois, o evento também inclui uma área de alimentação. Apesar de a edição de 2020 estar focada no público feminino (com várias ações para mulheres), o evento promete atender bem a qualquer participante, inclusive famílias com crianças.

Sobre o Goiás Tattoo Festival

Idealizado por Pedro Henrique Brito e Paulo Henrique Kbeça, dois amigos que já foram responsáveis por outros eventos de tatuagem, o principal objetivo é reunir tatuadores e profissionais ligados à área em um local em que possibilite a troca de experiências.

Ao mesmo tempo, em homenagem ao Dia da Mulher, o festival pretende focar nas mulheres, tanto como público quanto nos envolvidos nos bastidores do evento. O Goiás Tattoo Festival acontece nos dias 10, 11 e 12 de abril (respectivamente sexta-feira, sábado e domingo do feriado de Páscoa).

Vale comentar que o evento receberá não apenas profissionais de tatuagem brasileiros, mas também pessoas conhecidas mundialmente por trabalharem nesta área. O festival se inicia todos os dias às 10h e a entrada é gratuita até às 16h30.


Próximos eventos

Ver mais eventos